Marketing Para Pequena Empresa

Como fazer marketing para pequenas empresas

Quanto a sua empresa tem investido em marketing? Se você precisou pensar para responder esta questão ou se a resposta que estava na ponta da língua é de que a sua empresa não investe em marketing. Então, você precisa ler o nosso post de hoje.

Assim como os seus concorrentes, provavelmente, já devem fazer a bastante tempo, é imprescindível que você entenda a necessidade e a importância de investir em campanhas e ações de marketing para uma empresa. O marketing aumenta não somente a visibilidade dos seus produtos ou serviços diante de seu público-alvo, não somente otimiza os seus resultados e reduz os seus custos operacionais, como também cria vantagens competitivas diante do mercado.

Não pense que o marketing não oferece utilidades para pequenas empresas que não possuem muitos recursos para competirem com empresas maiores, porque na verdade é exatamente o oposto que acontece. Inúmeras startups e pequenos empreendedores estão conseguindo garantir a sua posição no mercado entre concorrentes de maior porte, graças às vantagens que campanhas e ações de marketing estruturadas da forma correto podem oferecer. Continue lendo para entender.

Desenvolvendo estratégias de marketing para pequenas empresas

O maior obstáculo para pequenos empreendedores é a falta de recursos para investir de forma significativa em marketing, não é mesmo? Muitos questionamentos surgem, a falta de dinheiro e tempo não permitem que o empreendedor possa ficar de braços cruzados esperando que os seus pequenos investimentos obtenham frutos. Digamos que a sua empresa deseja investir em uma campanha de marketing que tenha como objetivo atrair novos e antigos clientes para um novo produto que você acaba de lançar, considerando o fato dos recursos serem enxutos e o tempo correr contra você, como proceder?

Saiba que quando se trata de marketing, principalmente o marketing digital, que conta com as modernas ferramentas que a tecnologia e a internet podem oferecer em conjunto, o que faz a diferença não é quanto você está disposto a investir e sim como você irá investir. Ações de marketing planejadas e aplicadas da forma correta podem garantir grandes resultados.

 

Marketing estratégico X marketing operacional

Marketing estratégico consiste em planejamento:

  • Lançar um novo produto no mercado;
  • Analisar e entender o comportamento do mercado em relação ao produto;
  • Estudar e reconhecer qual é o público-alvo do seu produto;
  • Determinar o preço de venda de acordo com o perfil de seu público-alvo X custos operacionais do produto;
  • Criar estratégias de marketing através dos meios e mídias onde o seu público está presente em maior peso para obter melhores resultados.

Marketing operacional consiste em aplicar os conceitos obtidos através da etapa de planejamento:

  • Colocar em prática a melhor estratégia para a divulgação do seu produto
  • Utilizar os meios digitais para criar e propagar conteúdo atrativo para o seu público-alvo;
  • Ganhar visibilidade no âmbito digital e fazer com que o cliente chegue até o seu produto ao invés do contrário;
  • Investir em recursos que otimizem o pós venda criando uma ótima relação cliente x empresa;
  • Fidelizar clientes os levando a se tornarem “divulgadores” de sua marca através das ferramentas de marketing digital.

Por que transformar as suas estratégias de marketing em ações concretas?

Muitos empreendedores desistem de investir em marketing, pois enxergam apenas o âmbito especulativo e a fase de planejamento e acabam se sentindo impotentes diante do momento de colocar em prática tudo que foi organizado no papel. De fato, não há uma fórmula secreta que garanta resultados imediatos, principalmente, se levarmos em conta que existem fatores externos que podem frustar uma campanha de marketing. Um exemplo prático disso é a atual crise financeira que para a maioria das pessoas chegou de forma sorrateira.

Quantas empresas do ramo imobiliário haviam investido em estratégias de marketing de um segmento específico e na medida em que a crise apertou e, quando as pessoas pararam de comprar imóveis, todo o plano precisou ser alterado? Certamente, você deve ter conhecimento de pelo menos uma empresa que viveu esta realidade.

Entretanto, o marketing utilizado com sabedoria, é um investimento de baixo risco e com um grande potencial de crescimento. Diferente de quando uma empresa investe em publicidade em mídias tradicionais como: televisão, rádio, jornais e revistas – a sua campanha possui um alto custo, tempo de exposição limitado ainda que não obtenha resultados.

marketing digital oferece resultados duradouros a um custo muito mais baixo, pois:

  • Todo conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas tende apenas a ganhar mais visibilidade com o tempo;
  • A maioria das pessoas tem passado cerca de 8 a 12 horas por dia conectadas nos meios digitais (redes sociais, sites, blogs, Youtube, etc);
  • O conteúdo que você divulgar na internet permanecerá no ar 24 horas por dia, todos os dias da semana por tempo ilimitado sem custo adicional;
  • As ferramentas digitais usadas para propagar conteúdo oferecem um poder de alcance que se torna cada vez maior graças à possibilidade de poder “compartilhar”;
  • Milhões de empresários têm investido em campanhas criativas e “virais” através da internet para promover a sua marca;
  • Existem inúmeras ferramentas que permitem acompanhar e mensurar os resultados de suas campanhas de marketing através da internet, o que permite que você desenvolva as melhores estratégias e otimize os seus resultados a qualquer momento.

Fonte: Blog Sage One

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