Conseguir Dinheiro Para Abrir Empresa

Como conseguir dinheiro para abrir uma empresa?

Sabemos que popularmente falamos, “montar o próprio negócio”, precisa de alguns investimentos iniciais. Nem sempre o empreendedor tem essa disponibilidade de início.

Para quem já tem uma empresa aberta e mantém um certo relacionamento com o banco, isso é mais fácil. O que acontece nesses casos é devido ao seu histórico da empresa na instituição financeira.

Mesmo quem ainda não abriu sua empresa, também é possível conseguir esse dinheiro.

Para expandir os negócios, micro e pequenas empresas podem acessar linhas de crédito específicas para o segmento. No entanto, antes de ir à instituição financeira e pedir recursos, é preciso tomar alguns cuidados. Um deles por exemplo é identificar a real necessidade de empréstimo/financiamento, ou pesquisar qual linha e banco melhor atendem a seu projeto e elaborar um plano de negócio.

Abaixo, você confere quais as etapas que um empreendedor deve percorrer para obter crédito:

1º passo: identificar a necessidade de crédito

É importante ter claro o valor do financiamento e a finalidade do recurso pretendido.
Essa finalidade é muito importante estar bem definida. Conseguir o dinheiro do crédito e gastar com outro objetivo que não seja relacionado ao negócio, pode dificultar seu sucesso.  Essas necessidades  variam dependendo do segmento, mas abaixo vemos alguns exemplos:

– Compra de equipamentos eletrônicos e periféricos (computadores, notebooks)
– Gastos com instalações, móveis, decoração e etc
– Compra de máquinas e de equipamentos para fabricar
– Compra de matéria-prima para produzir
– Compra de estoque inicial para comercializar a revenda dos produtos

2º passo: buscar informações sobre a instituição financeira para pode escolher

Busque informações sobre as taxas, prazos, limites. Essas informações variam muito de banco para banco. Escolha a que melhor vai lhe atender as necessidades de crédito identificadas no 1º passo.

3º passo: analisar os fatores de restrição

É fundamental estar com todos os fatores de restrição (situação legal, garantias, capital próprio etc.) adequados às exigências das instituições financeiras.

4º passo: elaborar o plano de negócios

Você terá que mostrar ao banco que seu projeto é financeiramente viável. A melhor ferramenta para fazer isso é o plano de negócios. Não esqueça: algumas instituições financeiras solicitam que o estudo da viabilidade do projeto seja realizado com uma ferramenta da própria instituição, ou seja, o banco possui o modelo deles de plano de negócios.

5º passo: efetuar o pedido de financiamento

Você precisa conhecer bem o negócio em que vai atuar, pois o banco precisa acreditar também na sua idéia. Com base em planejamento bem estruturado de como investir recursos, o banco passa a ter mais confiança em você.
Ao ir até a instituição financeira e apresentar ao gerente de pessoa jurídica (ou ao seu equivalente) a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, mostrando a viabilidade do projeto. Após esses procedimentos, a instituição financeira analisará o projeto e retornará informando a liberação ou restrição ao financiamento.

Observações:

  • Priorize financiar máquinas e equipamentos, preservando recursos próprios para capital de giro. Nas linhas de financiamento para investimentos fixos, os limites são maiores, os custos são menores, os prazos de pagamento também são maiores e as garantias são facilitadas.
  • Um bom histórico de relacionamento com a instituição financeira influencia positivamente. Procure entrar em contato com o banco onde você já é cliente e avalie as condições oferecidas. Claro, não deixe de pesquisar outras opções.
  • O banco quer correr o mínimo de risco possível. Por isso, é fundamental elaborar um estudo com a análise de mercado, produto, operação e finanças, mostrando a viabilidade do projeto e a sua capacidade de pagamento.

Listamos abaixo algumas outas formas de conseguir esse dinheiro.

1 – Cartão BNDES

Cartão BNDES é uma linha de crédito que possibilita o financiamento de mais de 220 mil produtos e serviços disponíveis no Portal de Operações do Cartão BNDES.

Ele funciona como um cartão de crédito e é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através de bandeiras de cartão de crédito parceiras.

Vantagens

  • Limite de crédito pré-aprovado, concedido pelo banco emissor, de até R$1 milhão.
  • Financiamento automático de 3 a 48 meses, com o pagamento em prestações fixas e iguais.
  • Taxa de juros atrativa.

Custos

  • TAC no valor de até 2% do limite de crédito concedido ao portador do cartão.
  • Taxa de juros (variação mensal. consultar site).

 

Nesse link aqui, postamos mais informações sobre o cartão do BNDES.

 

2 – Crédito Consignado

Essa modalidade de crédito tem as parcelas da dívida descontadas direto do salário.

Muitos pensam que somente os Aposentados, Pensionistas podem ter esse tipo de crédito. A resposta para isso é não. Os trabalhadores com carteira assinada (empresa privada) também pode. Ressaltamos também que sempre está sujeito a análise da Instituição.

Alguns juros dependendo da Instituição Financeira constumam ter taxas bem atrativas.

 

3 – Antecipar o 13º salário

 

Muitos bancos oferecem esse tipo crédito. Assim como qualquer tipo de crédito, está sempre sujeito à aprovação cadastral.

Essa pode ser uma das formas de conseguir dar seu “start” no empreendimento.

 

4 – Refinanciamento de imóvel ou veículo

 

Essa é uma forma de colocar o seu bem como garantia, sendo assim, poderá ser seu carro ou casa.

Primeiro para conseguir esse tipo de crédito, é necessário que esse bem esteja quitado. Dependendo da Instituição Financeira, algumas até fazem sem que o mesmo esteja totalmente quitado. Só que nesses casos, os juros, taxas e etc serão mais caros.

A dica que damos é se planejar de forma consciente, pois caso não consiga pagar as parcelas, poderá perder o bem.

 

Gostou das dicas? Deixe abaixo seu comentário e curta nossa página.
Assim sempre receberá informações para ajudar no seu empreendimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *