Como Abrir Uma Empresa

Como abrir uma empresa? O que preciso saber?

Se você chegou até aqui e pretende abrir sua empresa, conheça algumas informações importantes que precisará saber.

O processo de abertura é importante, pois ele formaliza legalizando a sua atividade. Além disso, algumas decisões nesse processo podem impactar futuramente seu negócio, sendo assim é sempre aconselhável o acompanhamento de um profissional contábil.

Antes de abrir sua empresa, é preciso fazer uma pesquisa antecipada sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome pesquisado. Essa é uma etapa obrigatória, para evitar problemas futuros.

Além da consulta de viabilidade do nome empresarial, é importante que nesta etapa você procure a prefeitura onde sua empresa será instalada para verificar os critérios de concessão do Alvará de Funcionamento para o exercício da sua atividade no local escolhido.

Podemos dizer de uma forma mais prática que o processo de abertura é divido em:

1 – Levantar as informações necessárias para abertura seu negócio
2 – Orientar sua empresa com base nas informações
3 – Reunir os documentos necessários, para depois registrar nos devidos órgãos competentes e legalizar a empresa

Veja abaixo como:

1 – Levantamento de Informações sobre a Empresa

  • Se a empresa será Individual ou Sociedade
  • Definir quais serão as atividades da empresa. Exemplo: comércio ou prestação de serviços
  • Definir o porte da empresa Exemplo: MEI (Micro Empreendedor Individual), ME (Micro Empresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte)
  • Definir a natureza jurídica. Exemplo: LTDA (Empresa Limitada), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)
  • Qual será o Capital Social da Empresa

2 – Com base nessas informações primárias, podemos orientar sobre o Regime Tributação, que serão os impostos. A empresa poderá ser dos Regimes:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Caso queria saber mais sobre os Regimes Tributários no Brasil, clique aqui.

Essa etapa na definição do Regime de Tributação é extremamente importante. Ela pode impactar diretamente na lucratividade do seu negócio, ou seja, o quanto pagará de imposto.

Através de um planejamento e orientação, é possível reduzir legalmente a carga tributária.

3 – Após definir as informações acima, a empresa deve realizar os registros nos devidos órgãos competentes.

O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente – o que não significa que ela possa começar a operar.

Para fazer o registro, é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de com a empresa. Os mais comuns são:

  • Contrato Social;
  • Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).

Contrato Social é a peça mais importante do início da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens:

  • Interesse das partes;
  • Objetivo da empresa;
  • Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

Para ser válido, o Contrato Social deverá ter o visto de um advogado. As micro empresas e empresas de pequeno porte são dispensadas da assinatura do advogado, conforme prevê o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

 

Depois disso, a empresa deverá se registrada também:

 

  • Na Receita Federal (CNPJ)
  • Na Prefeitura (Inscrição Municipal) e Licenças de Alvará de Funcionamento
  • Inscrição Estadual (Se for empresa do comércio), para poder emitir nota fiscal de comércio

Abaixo listamos algumas perguntas frequentes sobre o processo de abertura de empresa

 

Quanto vai custar o processo de abertura da empresa?

A Oliveira Castro Contabilidade pensando e compreendendo a situação do empresário, busca sempre um valor justo para seus clientes, portanto os valores do processo de abertura da empresa podem variar. Quantidade de sócios, tipo de atividade da empresa, localização, se será individual ou sociedade podem influenciar no orçamento. Em média, os valores poderão ser de R$ 100,00 até R$ 1.500,00 dependendo da empresa.

 

Quais documentos preciso para abrir a empresa?

De modo geral, os documentos dos sócios(as) são:

  • RG e CPF (caso não tenha o número do CPF no RG) ou CNH cópia autenticada
  • Se o sócio(a) for casado(a), certidão de casamento
  • Comprovante de endereço, preferencialmente contas de concessionárias (Energia, Água, Gás) de no máximo 60 dias

Quanto aos documentos da empresa são:

  • Contrato de Locação Cópia autenticada (se o Imóvel for alugado)
  • IPTU Cópia Autenticada atual

Posso abrir minha empresa no meu endereço residencial?

A disponibilidade para abrir a empresa em um endereço residencial vai depender da legislação de cada Município. A maior parte das prefeituras permitem o registro de empresas prestadoras de serviços sem funcionários e sem atendimento ao público em endereço residenciais. Isso sempre deve ser consultado, porém dependendo da atividade, alguns estabelecimentos comerciais, industriais e/ou de prestação de serviços precisam de uma licença prévia do município para funcionar. Esta licença é o Alvará de Funcionamento e Localização. Ela deve ser solicitado junto à prefeitura e o procedimento para obtenção do alvará varia de acordo com a legislação de cada município.As demais secretarias do município como as de Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Viação, poderão estar envolvidas no processo de legalização de uma empresa, tudo vai depender da atividade desenvolvida.

 

Quanto tempo leva o processo de abertura da empresa?

O prazo do processo de abertura da empresa não é exato. Ele pode variar porque sempre dependerá da análise dos Órgãos Públicos. Após recebermos toda a documentação necessária para dar início ao processo, o prazo médio é de 30 a 45 dias, podendo concluir antes ou depois desse prazo.

 

Porque devo escolher a Oliveira Castro Contabilidade para abertura da minha empresa?

  • Abrir uma empresa requer conhecimento e planejamento. Decisões inadequadas podem gerar problemas futuros com o FISCO e prejuízos financeiros. Somos especializados em processo de abertura com mais de 20 anos de experiência.
  • Profissionais devidamente habilitados e registrados no CRC/SP (Conselho Regional de Contabilidade)
  • Temos portadores que podem retirar e entregar documentos para você sem custo adicional
  • Trabalhamos com preço justo, porque entendemos o desafio no “nascimento” de uma empresa
  • Atendimento humanizado, pois sabemos que atrás das empresas, existem pessoas com o sonho de se tornar empreendedores de sucesso. Acreditamos nessas pessoas e enxergamos nossos clientes como grandes parceiros!

Solicite um orçamento e temos a certeza que podemos lhe ajudar. Aguardamos seu contato.

Gostou do Post? Curta nossa página para começar a nos seguir, assim sempre receberá dicas e notícias que vão contribuir no seu empreendimento.

 

 

Recomendado só para você!
Você sabe o quanto uma empresa paga de imposto? Superar…
Open chat