
e-commerce para pequenos negócios
Mercado eletrônico
E-Commerce é a abreviação de electronic commerce e representa todo o comércio realizado através de meios eletrônicos.
Negócios eletrônicos mais rentáveis
- Roupas masculinas
- Comidas
- Sapatos
- Saúde, vitaminas e suplementos
- Computadores e tablets
- Cosméticos
- Cerveja, vinho e outras bebidas
- Arte
- Joias
- Peças automotivas
- Produtos para pets
- Flores
- Cartões e presentes
- Óculos e lentes de contatos
- Câmeras
Fonte: Consultoria IbisWorld
Monte sua loja
Passo a passo para criar um site de comércio eletrônico
- Faça um plano de negócio. Antes de abrir ou expandir um negócio é preciso conhecer quais são as suas possibilidades, para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
- Contrate um serviço de loja virtual. Na plataforma, escolha o visual (layout) que mais tem a ver com a identidade do seu negócio, cadastre seus produtos, configure os meios de pagamento e o método de entrega das mercadorias. Se desejar, registre um endereço personalizado para sua loja.
- Cadastre sua loja virtual em sites de busca. Use palavras-chave que irão atrair as pessoas para o seu site.
- Envolva-se com seus clientes utilizando as mídias sociais. Adicione funcionalidades como wikis, blogs e fóruns, para atrair clientes.
- Ofereça opções de suporte ao cliente, tais como chat ou e-mail, para garantir a satisfação e fidelização do cliente.
Mobile commerce
- As vendas realizadas por meio de aparelhos móveis via browsers, representam atualmente 9,7% das compras pela internet no país.
- A maior parte dessas transações são originadas de smartphones (56%).
- As classes A e B são as que mais consomem com a plataforma (62%), do que as classes C e D (27%).
- As mulheres são quem mais compram por smartphones ou tablets (56%).
- A média de idade deste consumidor é de 40 anos, sendo a faixa etária que mais realiza compras vai de 35 a 49 anos (39% delas e 38% deles).
Fonte: E-bit
10 maiores sites de e-commerce no Brasil
1º – Netshoes
2º – Americanas
3º – Walmart
4º – Aliexpress
5º – Submarino
6º – Extra
7º – Casas Bahia
8º – Magazine Luiza
9º – Dafiti
10º – Ponto Frio
Fonte: CupoNation
Dicas de sucesso
- Defina claramente um público-alvo para o seu e-commerce e esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado.
- Promova sua loja em redes sociais como Twiter, Facebook, Orkut e crie links para seu site. Produza videos para os seus produtos e publique-os no Youtube e Vimeo. Tudo isso ajudará sua loja a ter relevância nos sites de busca.
- Crie um boletim mensal (newsletter) sobre as novidades e promoções da loja virtual para alavancar as vendas.
- Lembre-se de dar aos clientes a oportunidade de “opt out” de seus e-mails. Ou seja, respeite se ele não quiser mais receber seus e-mails.
- A boa gestão do cadastro de produtos é a base para o sucesso de vendas da sua loja virtual.
- Não deixe de fornecer a seus visitantes opções de comunicação por email, chat ou telefone.
- Fique atento com a entrega dos produtos e nunca prometa prazos que não pode cumprir.
- Tente mostrar todas as características mencionadas na descrição dos produtos em fotografias ou vídeos. O uso de imagens de boa qualidade é fundamental para atrair os clientes.
- Ofereça meios de pagamento seguros, aumentando o grau de confiança do cliente.
Fonte: Sebrae