Gestao Financeira

Gestão Financeira – Ela pode fazer toda a diferença na sua empresa

Independente do ramo de atividade ou porte do seu negócio, toda empresa precisa ter uma gestão eficaz.

A gestão financeira é uma das principais estratégias dos empreendedores. Consequentemente porque ela pode impactar tanto no sucesso como no fracasso do seu negócio. Mesmo ela sendo tão importante, a maioria dos empreendedores costumam focar somente nas vendas ou na produção. Isso poderá resultar em um grande erro.

O contador é um profissional que pode contribuir muito positivamente nessa área. Os conhecimentos dele em finanças, análises em relatórios e demonstrações pode ajudar na tomada de decisões da sua empresa. Um exemplo claro disso é saber qual o produto com maior lucratividade. Nem sempre o produto ou serviço mais caro de uma empresa, é o que vai gerar maior lucro.

Primeiro de tudo, será que você sabe o que é Gestão Financeira?

Você sabe hoje como anda a situação financeira de sua empresa? O que mais gera despesa? Qual a quantidade de estoque ideal de determinado produto? Onde você mais investe dinheiro na sua empresa?

Se você não sabe responder essas perguntas, é bem provável que você não tem uma boa gestão financeira.

Resumidamente, podemos dizer que gestão financeira é tudo o que é relacionado ao financeiro da empresa. Ex.: Investimentos, fluxo de caixa (entrada e saída de saída de recursos), empréstimos, controle de estoque, etc.

Um dos conhecimentos mínimos que o empreendedor deve ter na sua empresa, é o fluxo de caixa.

O que é Fluxo de Caixa?

Fluxo de caixa é uma planilha que demonstra todas as transações financeiras de uma empresa. Tais como pagamentos de despesas, compras à vista, recebimentos de duplicadas e vendas a vista.

Ao longo do prazo, esta movimentação desse fluxo de caixa, permite o empreendedor fazer um balanço financeiro. Além disso, usar ele como parâmetro para tomada de decisões .

Algumas das vantagens de ter uma boa Gestão Financeira

  • Saber qual a melhor época para se fazer uma promoção.
  • Analisando um período de 12 meses, será possível fazer uma previsão para os próximos períodos, como resultado, saber qual mês será o de mais ou de menos vendas.
  • Saber em qual produto e qual período melhor para fazer investimentos, identificando oportunidades.
  • Identificação e redução de custos/despesas.

 

Quer saber mais sobre como ter uma Gestão Financeira na sua empresa eficiente? A Oliveira Castro Contabilidade pode te ajudar. Entre em contato conosco.

Curta nossa página e nos siga nas redes sociais, porque assim receberá conteúdos que irão contribuir para o sucesso do seu negócio.

Nesse link você também encontrará mais conteúdo sobre empreendedorismo:

.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Se a sua empresa foi excluída do Simples Nacional por…