O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal.
O Que é GOVBR

O que é GOV.BR ?

O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos. Ele reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação do Governo Federal.

Para que serve o GOV.BR?

O governo implementou esse portal para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais. Canal único, no qual o interessado é encaminhado a vários serviços dos órgãos federais, através de usuário e senha. Com o portal gov.br, o cidadão vai economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários.

Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal se adequou às regras do portal do GOV.BR.

Todos os serviços oferecidos pelo gov.br precisam da garantia de identificação de cada cidadão. Alguns dos serviços públicos digitais encontrados neste Portal são:

  • VRE (Licenciamento de empresas);
  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • Abertura de Empresas
  • Simulação de aposentadoria e INSS;
  • Consultar débitos Federais na Receita Federal (e-CAC);
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Entre outros.

Como criar cadastro no GOV.BR?

I – Acesse o Portal do GOV.BR

Na página inicial do portal, selecione a opção “Acesse sua conta gov.br”, do lado esquerdo da tela e logo em seguida “Crie sua conta”;

II – Preencha os dados

Será necessário inserir os dados para iniciar o processo de criação da conta. Os dados serão:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Telefone celular e e-mail.

Aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade e continue com o processo.

III – Valide os dados informados

Para habilitar a conta e prosseguir com o cadastro é necessário validar os dados informados. Escolha entre a opção receber e-mail ou código por SMS.

Se a escolha for por e-mail, será encaminhado um link de ativação. Lembrando que esse link é válido por 15 minutos, se ultrapassar esse tempo será necessário realizar uma nova solicitação.

Agora se a escolha for por código via SMS, receberá uma mensagem por SMS. Pegue esse código e insira no portal para continuar o processo.

IV – Crie uma senha

Essa é a última etapa para criar o cadastro, preencha com o CPF e crie uma nova senha.

Você também pode acessar clicando AQUI o Manual do passo-a-passo para criar conta no GOV.BR.

Aplicativo Gov.BR

Existe o aplicativo do gov.br, que possui a permissão de criar uma nova conta ou trocar senha no Login Único por meio de validação facial.

Esse app tem a função de reunir os documentos em um só lugar e provar com segurança, a sua titularidade em meios digitais.

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